Oficinas

 

 

amanda---oficina

Oficina de “Formação de cineclubes”, com Amanda Ramos

Inscrições abertas até: 08 de abril

15 e 16 de abril | 9h às 12h14h às 17h | Instituto Histórico e Geográfico da Vitória de Santo Antão – IGHVSA (Rua Imperial, 187, Matriz) | Atividade gratuita

Inscrição: formulário de inscrição

Sobre a facilitadora: Amanda Ramos é cineclubista, curadora e produtora cultural independente com experiência em festivais e mostras de cinema. Atuou na coordenação dos cineclubes AZouganda (Nazaré da Mata) e Banquete (Recife) e integra a equipe do Cineclube Curta Doze e Meia, do Centro Cultural Correios. Membra-fundadora da Federação Pernambucana de Cineclubes, participou do Júri da entidade escolhendo o “Melhor Filme para Reflexão” em diversos Festivais do Estado. É bacharelanda em Ciências Sociais (UFRPE) e ministra oficinas de formação de cineclubes e palestras relacionadas ao tema em escolas, entidades sociais e municípios de Pernambuco.

Sobre a oficina: Objetiva estimular o desenvolvimento de espaços de fruição e reflexão acerca do audiovisual na mata sul de Pernambuco e formar agentes multiplicadores através da vivência da prática cineclubista. Durante os encontros, as/os participantes conhecerão as fases necessárias para a produção de uma sessão cineclubista, desde a escolha da programação até a avaliação final da atividade e refletirão sobre o papel da imagem no mundo contemporâneo, sua produção e registro. Dessa forma também pretendemos despertar para reflexões coletivas, críticas, conscientes e cidadãs acerca da realidade que estamos inseridos.

É direcionada para cinéfilas(os), educadoras(es), integrantes de Pontos de Cultura produtoras(es) culturais, líderes de comunidades, agentes sociais, estudantes engajadas(os) e todas as pessoas interessadas em desenvolver ou aperfeiçoar um cineclube em sua comunidade.

darlan---oficinaOficina “O Olho mágico”, com Darlan Galvão

15 de abril | 8h às 12h | Escola Estadual Professora Eudóxia de Alcântara Ferreira (Rua Eurico Valois, s/n, Livramento) | Atividade gratuita

Número de vagas: 15 (quinze) (apenas para alunos da Escola Eudóxia)

Sobre o facilitador: Darlan Galvão é vitoriense, graduado em Geografia pela UFPE e colaborador do Cineclube Avalovara. Entusiasta das linguagens artísticas, já foi professor de Comunicação e uso de mídias, Patrimônio cultural e atualmente leciona em sua área de formação no estado da Paraíba.

Sobre a oficina: Utilizando uma abordagem multidisciplinar, a oficina tem como objetivo apresentar os princípios básicos que compõem a fotografia, utilizando do imaginário e de recursos didáticos para construção de uma câmara escura para observação da paisagem e das coisas buscando um novo olhar e perspectiva.

 

 

leo---oficinaOficina de “Introdução à fotografia e filmagem”, com Leo Leite

14 e 15 de abril | 8h às 12h | Escola Estadual Professora Eudóxia de Alcântara Ferreira (Rua Eurico Valois, s/n, Livramento) | Atividade gratuita

Número de vagas: 15 (quinze) vagas

 

Sobre o facilitador: Leo Leite é graduado em comunicação social na UFPE. Trabalhou como oficineiro no projeto Realizando em 1 minuto em várias cidades do estado de Pernambuco, totalizando mais de 50 oficinas. Também realizou oficinas de cinema para crianças nos festivais Curta Taquary e Criancine. Atualmente está finalizando seu primeiro longa-metragem: Foi no Carnaval que Passou.

Sobre a oficina: Ensinar conceitos básicos sobre fotografia, filmagem e o manuseio de câmeras fotográficas, a fim de facilitar seu uso pelos jovens. Além disso, desmistificar o “fazer cinema”, incentivando desta forma a produção e relação delas com a produção cinematográfica. Ao fim da oficina, as crianças produzirão, em conjunto com o facilitador, um material (vinheta ou vídeo de curta duração) para ser exibido em uma sessão da Mostra.

Anúncios