Oficinas da Segunda Edição

Igor Calado

Instrutor da oficina de “Introdução à Preservação Audiovisual”

Oficina de “Introdução à Preservação Audiovisual”, com Igor Calado

Inscrições abertas até: 03 de agosto

20 e 21 de agosto | 8h às 12h – 13h às 17h | Local: Hall do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória de Santo Antão – IGHVSA (Rua Imperial, 187, Matriz) | Atividade gratuita

Inscrição: https://bit.ly/2LOAwSN

Sobre o facilitador: Igor Calado – Graduado em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal de Pernambuco. Participou do Film Preservation and Restoration School, promovido pela FIAF e L’Immagine Ritrovata (Buenos Aires, 2017). Diretor Técnico da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual (ABPA) para o biênio 2018-2020. Pesquisador em história da imagem. Atualmente, é monitor de atendimento na Villa Digital, da Fundação Joaquim Nabuco.

Sobre a oficina: Esta oficina pretende apresentar o mundo da preservação da imagem em movimento, do ponto de vista teórico, abordando as questões metodológicas, técnicas, históricas e filosóficas que fundamentam a preservação de documentos em geral e da linguagem audiovisual em particular e investigando as três principais tecnologias de imagem animada – película, vídeo analógico e digital – explicando seus fundamentos tecnológicos, sua história e contexto sociotécnico, sua preservação e conservação, elencando parâmetros de conservação preventiva, técnicas de conservação curativa e técnicas de restauro e utilizando exemplos práticos.

 

 


carol600p

Instrutora da Oficina “Para Além do Teste Bechdel: Representação da Mulher no Cinema”

Oficina de “Para além do teste Bechdel: representação da mulher no cinema”, com Carol Almeida

Inscrições abertas até: 03 de agosto

22 a 24 de agosto | 13h às 17h | Local: Hall do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória de Santo Antão – IGHVSA (Rua Imperial, 187, Matriz) | Atividade gratuita

Inscrição: https://bit.ly/2AcKpbB

Sobre a facilitadora: Carol Almeida – Doutoranda no programa de pós-graduação em Comunicação na UFPE, com pesquisa centrada no cinema contemporâneo brasileiro, é integrante do Coletivos Elviras (Mulheres Críticas de Cinema), da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) e do MAPE (Mulheres no Audiovisual Pernambuco). Já integrou júris de festivais como Tiradentes, Mostra de São Paulo, Janela de Cinema e Animage. Faz parte da equipe curatorial do festival Olhar de Cinema (Curitiba), ministra com frequência uma oficina sobre representação da mulher no cinema e escreve sobre cinema no blog foradequadro.com.

Sobre a oficina: A oficina pretende introduzir conceitos ricos da teoria feminista usados na análise fílmica, despertando um olhar crítico sobre como o cinema pode se desfazer de uma histórica relação que ele mantém com uma representação objetificada e estereotipada da mulher.

 


Para se inscrever nas oficinas, confiram o edital e os respectivos formulários:

Edital de inscrição:

Clique aqui para abrir o Edital das Oficinas

Formulários de Inscrição:

1) Introdução à Preservação Audiovisual

2) Para Além do Teste Bechdel

 

Anúncios